Melhor época para viajar para Cuba

Se você entrar na Ilha através de agência de turismo, seja ela cubana ou brasileira, certamente irão lhe convencer que Cuba é ótima para se visitar o ano inteiro e que em qualquer mês você irá desfrutar de sua estadia.

Não é bem “assim que a banda toca”, como se diz no Brasil.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro chove muito e se você estiver em Havana, além das chuvas muito fortes (que eles curiosamente chamam de “Chuvascos”), vai se depararar com grandes inundações.

Essas inundações não são como as nossas, que são causadas por má drenagem das águas das chuvas, por entupimento dos dutos ou obras de saneamento mal planejadas.

As inundações em Havana são causadas pela alta da maré. A maré sobe de forma arrebatadora e toma conta de um grande trecho do Malecon, invadindo as ruas próximas dele. Nesse Janeiro/Fevereiro de 2016 por exemplo, a maré subiu e inundou até a quinta quadra paralela ao Malecon.

 Já nos meses de Outubro entra a temporada dos Ciclones. Ainda não vi nenhum, mas só com o relato de tudo que meu marido já sofreu com eles, me assustam.

Em Julho e Agosto as temperaturas sobem muito. Só  vá nessa época se você estiver habituado com calor forte. Aliás, forte não, fortíssimo!

Nesses meses, entre 10:00 e 16:00, é muito difícil ficar caminhando para conhecer as ruas, praças, monumentos, museus e a arquitetura de Cuba.

Também nesse período, em todo o país, ocorrem as férias escolares, o que significa que as praias mais populares estarão superlotadas.

Porém, após as 16:00, você poderá passear à vontade, lembrando que nessa estação o anoitecer se inicia só depois da 20:30. E é uma delícia estar nas ruas ou praias, sem se preocupar com falta de segurança, longe da violência urbana.

Muito bom poder voltar para o Hotel, ou “Casa de Renta”, apenas quando as pernas cansarem, ou quando te der “ganas”.

É quando anoitece que você se dá conta de que está numa Ilha.

 Diferente do verão do Rio de Janeiro, quando o calor continua mesmo à noite, em Cuba, quando o Sol se vai, a noite trás um ventinho, uma brisa deliciosa que nos convida para os bares, ou para os bancos da praças. Os habitantes da Ilha, sentam-se nas portas das casas para conversar, trocar as fofocas do dia, observar os turistas que passam, ou simplesmente relaxar.

Sempre haverá um grupinho de homens jogando dominó, e outro de mulheres “chismosas”.

Raro o barzinho que não tenha música ao vivo. Tudo muito simples, tudo muito modesto, mas ao mesmo tempo e talvez por isso, encantador.

9 comentários sobre “Melhor época para viajar para Cuba

  1. JUAREZ CAMPO DE CARVALHO disse:

    Vai lá pra voce ver o que é miséria, estive lá em 2013 , com võo de ida e volta , pra ficar 10 dias , porem fiquei 2 dias corri de ver tanta miséria. e outra o governo criou outra moeda pra roubar do povo, é o tal de CUC.

    Curtir

  2. Laudiceia S. disse:

    Estivemos em Cuba, eu e meu pai, em haneiro/2016. Ficamos dez dias.. Não choveu em nenhum deles..
    Amei cada dia !! Tomamos mojitos.. daiquiris .. Andamos por becos, vielas, avenidas.. Conversamos com porteiros, motoristas, médicos, garçons.. enfim, com o povo ! Um povo alegre, corajoso, altamente politizado é orgulhoso de seu País e de sua história !
    Se voltaremos ! Claro que sim !! Ir a Cuba, desperta na gente, aqueles sonhos da juventude , que achávamos q não tínhamos mais ..

    Curtir

    • aacarioca disse:

      Ola Bruna, obrigada por acompanhar meu Blog.

      Infelizmente, um dos grandes problemas que ainda persistem em Cuba, é o difícil acesso à internet. Demorei p abrir e ler seu comentário, e demorei outro tanto para responder.
      Nesse nomento, certamente você já deve estar em Havana.
      Atualmente durante o dia tem feito muito calor, os termômetros marcam 32°, mas a sensação térmica é de uns 40°.
      Mesmo para mim que nasci cresci no RJ, o calor tem sido muito forte.
      O que ajuda, tem sido as fortes e passageiras chuvas no final da tarde. (anoitece em torno das 20:00).
      Lembrando que os meses mais quentes ainda nao chegaram: Julho e Agosto.
      Se puder, não deixe de incluir no seu itinerário alguma região de praia. Aqui as praias são lindas e totalmente seguras em todos os sentidos.

      Curtir

Deixe um comentário